sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ser feliz sem ser perfeita!

Pessoas queridas, como vão? Ontem cheguei em casa, tomei um banho e vesti uma roupinha bem confortável e fui ao shopping comprar presentes dos amigos secretos dos quais estou participando. Fiquei horas na livraria leitura escolhendo os presentes e também selecionando alguns livros para a leitura das férias.
Selecionei três títulos bem leves para uma leitura sem obrigação. Mudei muito....antes eu escolheria apenas livros direcionados à minha profissão, à gestão, coisas bem hard. Acabei optando por um auto-ajuda, um romance e uma biografia:





CONVERSAS QUE TIVE COMIGO

Quem diria, vou ler um auto-ajuda?????????? Sim!!!!!!!!!! Esses livros de auto-ajuda, apesar de não serem uma excelência em discurso, sempre deixam algum recado. E esse da psicóloga Alice Domar, pelo título me pareceu interessante. Pois esse lance de ser feliz sem ser perfeita foi um dos grandes ensinamentos da terapia comportamental.

Isso porque eu tinha muita dificuldade em lidar com meus defeitos, falhas e fragilidades. Sempre quis passar para os outros muita segurança e confiança, mas no fundo tinha meus erros, meus medos e inseguranças. O livro trata um pouco disso. É a história da psicóloga contando alguns casos de pacientes, com os quais podemos nos identificar. Já comecei a ler e a primeira parte fala de uma paciente que, se fôssemos analisá-la pelas aparências era uma mulher bem casada, com filhos lindos, rica, bonita, saudável, mas que não era feliz. E quando ela chegou ao consultório, a Dra Alice ficou sem entender o que a levara até lá.
E ela disse que o que a levara foi o fato de ela não conseguir ser feliz por se cobrar demais. Tendo uma vida perfeita, ela se sentia na obrigação de ser 100% para a família e com a casa. Tudo tinha que estar perfeito para que ela ficasse bem. Ela já acordava pensando em cada detalhe. E isso era um grande fantasma na vida dela.
E a terapia foi no sentido de fazê-la perceber quantas coisas boas ela tinha e apreciar/aproveitar mais a vida que levava, sem dar tanto valor às perfeições (ou imperfeições). Isso porque não somos perfeitos, nunca seremos e é muito bom não ser! Temos que apreciar nossas fraquezas também. A vida é como a enxergamos. Se a enxergamos com nuvens, assim ela será. Vou continuar a leitura!!!!

Depois falo mais dos ensinamentos apreendidos desse livro e dos demais.

Bjos e bom final de semana a todas!!!!

5 comentários:

  1. Lili, só de ler o que você escreveu sobre o livro, já dá vontade de compra-lô.
    Hoje tenho que me aceitar como estou, pois acabei de ter um filho e pra voltar o corpo demora. Com certeza esse livro irá me ajudar muito. Obrigada pela dica.
    BJOS!
    Patrícia Coimbra.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Lili!! Estou com um armário cheio de títulos aqui em casa... Mas não acho tempo! (Sei que tenho que fazer o tempo... não estou é priorizando...) Inclusive comprei este Comprometida que vc comprou...
    Este que vc está lendo parece ótimo!!! Sou detalhista... Deve me ajudar...
    Bjos, Fran.

    ResponderExcluir
  3. Nossa irmã adorei a história desse livro. Quero ler depois.... Beijo

    ResponderExcluir
  4. Quanta mudança na sua vida, minha amiga!!!
    Não a reconheceria neste seu novo perfil.
    Mas mudanças são sempre positivas. E no seu caso, elas estão sendo o pivô para uma vida leve e de superação.
    Gostei dos títulos. Nada de livros "obrigatórios" para as férias!
    Bom fds!
    Beijo grande, Alê

    ResponderExcluir
  5. Ai amigaaaaaaa.....
    Quero este livro emprestado para eu ler! Eu me cobro mais do que qualquer uma outra pessoa. Se a minha preocupação fosse só com o corpo... O problema é o perfeccionismo que quer estar presente em tudo e por isso, acaba tendo o efeito contrário. Preciso aprender outras alternativas para conseguir ser feliz sem ser perfeita!!!
    Bjos.....

    ResponderExcluir