Oi gente, como foram de feriadão? Acho que só quem é do Rio e SP realmente teve um feriadão desde sexta. Em Brasília, quem não é servidor público trabalhou normalmente segunda - euzinha.
No post de hoje, vou comentar sobre a lição número um para quem quer sair das crises de estresse, ansiedade e pânico. A ideia de "mente sã e corpo são" é a mais pura verdade. Vou listar para vocês as minhas estratégias, que funcionaram comigo, mas que não precisa ser regra pra todo mundo.
Então, o primeiro passo para estar em equilíbrio é deixar a preguiça e o comodismo de lado e buscar a espiritualidade, seja qual for a crença ou religião.
Quando decidi sair do marasmo e apostar em estratégias que me proporcionariam mais qualidade de vida, a reaproximação com Deus (sou cristã) foi fundamental. Voltei a frequentar a Igreja, orar e ler diariamente a Bíblia como fonte de reflexão sobre a dificuldade que eu estava vivenciado. Confesso que nos primeiros dias foi difícil, já que minha cabeça estava muito desorganizada. Nas orações, eu nem sabia o que pedir ou agradecer. Só sei que, aos poucos fui sendo tocada espiritualmente e fui encontrando o caminho.
E quem me deu o primeiro toque, como uma saída, foi a Maria Fernanda (minha psicóloga). Vendo minha situação, ela perguntou: Vc acredita em Deus? Tinha a resposta na ponta da língua, mas juro que fiquei me questionando. Afinal, percebi que tudo que eu vivenciava era resultado também da falta de fé. E comecei a buscar a minha fé, algo que realmente precisa ser praticado e exercitado, senão você acaba perdendo mesmo. É que nesse mundo das informações, em que temos acesso a tudo, a posição da Igreja acaba perdendo espaço. Ainda mais eu, que sou muito pragmática e questionadora. Descobri que preciso praticar minha fé diariamente, caso contrário, o MEDO e a ANGÚSTIA tomam conta.
Algo que me ajudou bastante foi a Canção Nova. Nas noites em que perdia o sono, nos momentos de desespero, sempre ligava a televisão nesse canal. E sempre tinha uma oração que parecia ser direcionada a mim. Muito emocionante!
Mas, pra quem não é Católico, vale apostar nas orações ou métodos que a sua religião proporciona para uma maior aproximação com Deus. Já vi até mesmo pessoas que se dizem ateus, recorrendo, nos momento difíceis, ao Pai do Céu...muito engraçado...já presenciei.
Mesmo superadas as dificuldades, precisamos manter um contato íntimo com Deus. A fé é fundamental para nos manter equilibrados nesse mundo contemporâneo, tão complexo e cheio de incertezas, em que o HUMANO questiona a própria existência.
Ainda pelo excesso de informação e falta de espiritualidade, acabamos nos sensibilizando muito com as tragédias, mortes, violência...Quem já não mencionou a seguinte frase: O mundo está acabando mesmo!? É resultado da era da informação, que nos provoca os medos contemporâneos: morte, violência, doenças, epidemias, etc. Nunca conheci tanta gente com medo de avião, como agora. É que não ficávamos sabendo em tantos detalhes dos acidentes aéreos. É fato que quem tem sua espiritualidade em dia não teme a morte, por exemplo.
Por isso, na contemporaneidade, acredito que Deus tem papel fundamental, mais do que na sociedade há 50 anos. Por isso, precisamos, na turbulência do dia a dia, nos deixar tocar espiritualmente e sentir a presença Divina em nós, para que os medos contemporâneos não nos deixem fraquejar. Tem um livro do padre Fábio de Melo que fala, de forma bem didática, sobre esse tema. Vale a leitura!
Antes de finalizar, vou compartilhar algo com vocês. Um dia, no posto abastecendo o carro, pára, em minha janela, uma senhora vendendo um CD com salmos cantados, por R$ 15 reais, com a justificativa de ajudar nos projetos da Igreja Assembléia de Deus. Como sou Católica, fui logo dizendo que não tinha dinheiro e ia pagar no cartão o abastecimento. Aí a moça me disse que o posto aceitava eu passar o valor a mais no meu cartão e que eles davam o dinheiro a ela. Fiquei sem saída e topei. Fiquei com CD muitos dias no meu porta-luvas. Um dia, estressada no trânsito e cansada de ouvir a Voz do Brasil e meus outros Cds, peguei o CD de Salmos. Comecei a ouvir e fui surpreendida. Além de serem muito bem interpretadas, as músicas tinha um conteúdo muito pertinente àquele meu momento. A primeira música dizia "Não temas, estou contigo. Nâo te assombres, porque sou teus Deus..." OU seja, naquele dia, no posto, com os R$ 15 reais, não ajudei ninguém. Pelo contrário, fui ajudada com um CD que me tira do sufoco e faz refletir quando estou estressada no trânsito. Deus tocou e eu senti!
Então, para quem pensa que esse lance de rezar e ir à Igreja é "out"está por fora. Nunca foi tão "in"praticar a fé. Ainda mais nessa sociedade em que vivemos... Orai e vigiai!
Bjos e boa semana a todos!