segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Hobby para uma vida mais leve!

Imagem de Destaque



Oi pessoas! Desculpem-me pela ausência nos últimos dias, mas a correria foi louca no final da semana. Fui a São Paulo na quinta e voltei no mesmo dia. Simplesmente adoro viajar a trabalho, pois sempre conseguimos arejar a cabeça e olhar com distanciamento a nossa rotina.
Hoje vou escrever um pouco sobre a importância de termos um hobby ou passatempo para manter a vida em equilíbrio.
Acabamos sendo atropeladas no dia a dia pelas obrigações, e acaba não sobrando tempo para as coisas que temos prazer em fazer. E fazer coisas das quais gostamos é importante para aliviar o estresse e a ansiedade.
Quando cheguei ao limite do estresse, fui ao meu cardiologista. Explicando as coisas que estavam acontecendo comigo, ele me perguntou: você tem feito coisas que te dão prazer? Fiz uma breve retrospectiva e percebi que não estava. Toda a minha rotina diária foi consumida pelas OBRIGAÇÕES. E ele foi enfático: VC PRECISA FAZER COISAS QUE TE DÃO PRAZER.
Depois, fui pra casa e comecei a pensar em coisas que me satisfazem e resgatei alguns passatempos que me deixavam feliz, mas que há muito tempo tinham sido abandonados: cantar, ouvir música ao vivo, ver meus DVDs de MPB, ler...
Tudo tinha ficado pra trás, em função da minha mentalidade em pensar que meu tempo era muito precioso para eu despediçar em coisas que não trariam nada de objetivo como retorno (retorno financeiro, de conhecimento, essas coisas). Até quando eu ia ver televisão, num momento de descanso, escolhia aqueles programas de debate conjuntural de política ou economia, como forma de me interar e apresnder um pouco mais dessas áreas.
Quando ia comprar um novo livro e iniciar uma nova leitura, sempre escolhia aqueles que contribuiriam para o meu conhecimento de alguma forma. Aí sempre acabava escolhendo livros direcionados à minha profissão.
Um domingo com a família era uma tortura, pois eu já começava a pensar que o dia seguinte era segunda-feira e que eu tinha que me preparar para esse dia. Daí, ficava remoendo o domingo todo pensando na segunda, perdendo o tempo que eu poderia estar curtindo de corpo e alma o domingo de lazer.
Assim, fui consumindo todo o meu tempo "livre" com a OBRIGAÇÃO. Essas coisas me davam a sensação de dever cumprido, mas não de PRAZER.
Com o questionamento do Dr. José Welgton, meu cardio, percebi que precisava repensar a minha rotina, inclusive nas horas de lazer.
Daí, comecei a mudar meu pensamento. A VIDA PRECISA SER MAIS LEVE E NÃO PODE SER LEVADA TÃO A SÉRIO! é preciso investir em um hobby!
Agora leio asneiras, assisto programas de fofoca pra dar risada. Não são hobby, mas passam o tempo com prazer.
Mas resolvi também investir num hobby que eu já havia me esquecido: FOTOGRAFAR! Comprei uma câmera fotográfica digital profissional e pretendo praticar mais essa atividade que dá muito prazer, desde que não seja feita por obrigação.
Depois posto para vocês as minhas fotos!
Bjos e boa semana!

6 comentários:

  1. Adorei, Lili!!!
    É isso aí, que vc disse. Também já fiz muita coisa para ter reconhecimento e aumentar os ganhos financeiros...
    Por isto resolvi tirar meu período sabático.
    Agora adoro ir ao salão e pedir a CARAS ou CONTIGO mais nova! Também adoro assistir os programas do Home and Health (36 - na Sky). E tem quem ache brega!!! Eu não tô nem aí...
    Bjos, Fran.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai amigaaaaaa!!!!!
    Disse tuuuuuudo!!! Nos últimos meses eu não estava tendo tempo (ou não queria ter) nem para assistir “novela”. Ler um livro então, nem pensar!!! Mas como já tinha falado antes, resolvi mudar o meu estilo de vida (graças à DEUS e ao seu blog!!!) e com isso, por conseqüência, o modo de pensar, falar, agir..... Na sexta passada comprei alguns livros que já comecei a ler. Sei que a leitura será válida (emocional, financeira e espiritualmente). Estou lendo a Bíblia, não todos os dias, mas leio 10 capítulos com bastante atenção e com muito prazer. Coisa que fiz a uns 20 anos atrás, daquele jeito (por obrigação!!!). Valeu a dica da Cumadeza Fran!!! Estou ouvindo todos os dias, “Momentos de Fé” com o Padre Marcelo Rossi, além de ir à missa aos domingos e uma vez no meio da semana. Sei que só conseguiria reestruturar-me desta maneira, iniciando pela minha fé. E estou conseguindo!!!! Ontem fiz uma coisa totalmente fora da minha rotina (com o meu maridinho, é claro!!!!rsrsrsrs). Conversamos (coisa que não acontecia há muito tempo!!!) sobre assuntos para o nosso futuro. Tomei algumas decisões que o deixou muito feliz (coisa que tbém não acontecia há muito tempo!!!kkkkk). Depois resolvemos vestir um “pijamão” , tomar algumas latinhas de cerveja em plena segunda-feira e assistir a um filme (isso então, é que nunca aconteceu mesmo!!!! Kkkkk). Estou bem mais feliz e se continuar assim...
    Bjossssss....
    P.S.: Virei seguidora fiel do seu blog!!!!! Kkkkkkkk
    Tudo de bom que acontecer deixarei registrado aqui para você e as nossas amigas!!!
    O que for ruim tbém!!! Assim você me dá altas dicas para melhorar cada vez mais.
    Ah!!!! Isso é melhor do que ORKUT!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olha primeiro eu quero parabenizar a Lili pelas ótimas postegens do seu bloog, inclusive essa do hobby. Sabe que eu nunca parei para pensar num hobby. Vou pensar sobre isso a partir de agora tbm. E dizer que fico muito feliz pela sua auto-realização.
    Segundo, Simone que ótimo que vc está se reencontrando e conseguindo buscar novos caminhos e com certeza Deus é o principal dos nossos alicerces. Espero que vc seja muito felis mesmo pois cativei por ti e por sua família muito carinho e amor!!
    TYerceiro, e último, Lili vc me inspirou. Eu já tentei fazer um blog várias vezes mas nunca me senti realizada com ele. E eu sabia que um blog tem que ser sobre algo que a gente quer falar. E é ótimo poder compartilhar experiências com pessoas que passam pelas mesmas coisas que nós. Uma prima minha tbm adorou seu blog Lili.
    Ah eu vou faer uma pequena propaganda do meu blog aqui, acessem: http://leticiaseredescobrindo.blogspot.com/

    Vale a pena acessar para conhecer. Rs...

    Bjaum!!! Boa Sorte a todas!! E obrigado pela inspiração lILI!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah Lili eu já tenho até o título do seu primeiro livro: Os Quatro Pilares Para o Equilíbrio no Caos da Sociedade Moderna.

    Gostou??? Rs...

    Bjaum!!!

    ResponderExcluir
  6. Amigas lindas!
    Obrigada pelos comentários!!!
    Me sinto muito feliz com a participação diária de vocês, o que me estimula a continuar escrevendo.
    Bjos

    ResponderExcluir